A evolução da infraestrutura de uma cidade é essencial para garantir o fornecimento adequado de água e saneamento básico à sua população. No entanto, para sustentar esses serviços, é crucial otimizar a arrecadação de recursos. A implementação de processos eficientes de cobrança do consumo de água é uma parte fundamental desse esforço.
No contexto da leitura de hidrômetros de água, a maneira como esses dados são coletados e processados desempenham um papel significativo na eficácia geral de todo o fluxo. No início da implementação de cobrança da população, é comum observarmos a execução manual desse processo, onde leituristas coletam as informações, registram-nas em planilhas e, posteriormente, inserem os dados no sistema para cálculos de consumo e emissão de faturas. O processo não se encerra aí; muitas vezes, é necessário realizar uma segunda visita ao consumidor para entregar a fatura.
Essa abordagem manual, embora ainda comum em determinadas regiões, apresenta uma série de falhas e podem trazer prejuízos às empresas de fornecimento de água (SAAE, DAE, Prefeitura, etc…). O processo é moroso e está suscetível a erros humanos, como leituras incorretas ou transcrições inadequadas dos dados. Além disso, a necessidade de várias etapas manuais podem levar a atrasos no processamento das faturas e, por conseguinte, no recebimento dos pagamentos.
Por outro lado, a implementação de sistemas automatizados para a leitura de hidrômetros oferece uma solução mais eficiente e precisa. Com o uso de tecnologias modernas, os dados dos hidrômetros podem ser automaticamente coletados e enviados para o sistema de gestão em tempo real. Isso elimina a necessidade de intervenção manual, reduzindo significativamente os erros e acelerando o processamento das faturas.
Enquanto a leitura manual envolve etapas demoradas e é propensa a falhas humanas, a abordagem automatizada oferece vantagens como leituras mais precisas, processamento simultâneo do consumo e a capacidade de imprimir imediatamente as faturas. Embora o investimento inicial em tecnologia seja mais alto, a automação traz benefícios a longo prazo, otimizando a arrecadação de recursos e melhorando a eficiência operacional nos serviços de água e saneamento.
Vamos explorar as principais diferenças entre esses dois processos:
Leitura Manual de Hidrômetros de Água:
Intervenção Humana:
- Requer a inserção manual dos dados no sistema gestor, processo suscetível a erros e falhas humanas.
Frequência de Leitura:
- Com o processo moroso, as empresas optam pelo espaçamento maior entre as leituras de acordo com um cronograma pré-determinado.
Demora no recebimento/receita:
- Com o processo manual o prazo de arrecadação é muito maior e leva cerca de 30 a 40 dias para recebimento dos pagamentos referentes às faturas do mês. Passando pelo processo de leitura, digitalização das leituras, produção das contas, entrega e prazo de pagamento.
Potencial para Erros Humanos:
- Suscetível a erros humanos, como leituras incorretas ou omissões.
Eficiência e Rapidez:
- Pode demandar mais tempo e recursos humanos para cobrir uma área extensa.
Leitura Automatizada de Hidrômetros de Água:
Eficiência operacional:
- Necessidade apenas da captação do registro do hidrômetro e emissão das faturas de água para distribuição nas residências, envio dos dados para o sistema gestor acontece automaticamente.
Frequência de Leitura:
- Pode ser gerado grade de leituras automáticas para a execução das leituras em determinadas regiões.
Menor Risco de Erros Humanos:
- Reduz significativamente a quantidade de etapas para execução do trabalho, evitando chances de erros ocasionados pelo trabalho humano, garantindo leituras mais precisas.
Eficiência e Rapidez:
- Possibilita mais precisão e agilidade em leituras de hidrômetros com impressão da fatura simultaneamente. Mais agilidade para entrega da fatura ao consumidor final.
Retorno financeiro/receita imediata:
- O sistema automatizado otimiza o retorno financeiro, com recebimento de receita imediata após o pagamento efetuado pelo consumidor, impulsionando sua receita de maneira eficaz.
Maior controle e gestão do processo:
- A automação do processo promove a eficiência operacional e aprimora a tomada de decisões com o máximo controle em cada etapa. Dessa forma, você terá em suas mãos as rédeas do sucesso, moldando o futuro operacional da sua organização com confiança e assertividade.
É importante levar em consideração diversos pontos de análise para implementação de qualquer um dos processos apresentados aqui. A Inovamobil, desenvolveu o Reader® para ajudar as empresas do setor de Utilities a implementarem o processo de leitura e processamento automatizado dos dados com leitura simultânea da fatura de cobrança do serviço.
Pontos a considerar:
Leitura de Hidrômetros: Manual X Automatizada | ||
Manual | Automático | |
Envio automático de dados | X | ✓ |
Impressão imediata da fatura | X | ✓ |
Registro de fotos | X | ✓ |
Recadastramento de informações no ato da leitura | X | ✓ |
Proteção de dados | X | ✓ |
Resumo por rota | X | ✓ |
Conclusão:
Ainda é comum encontrarmos a utilização de planilhas para realizar a leitura de hidrômetros e consumo de água, principalmente em cidades do interior ou em locais em que a cobrança do consumo de água começa a ser proposta à população da cidade.
A escolha entre leitura manual e automatizada depende das necessidades específicas da empresa, região atendida ou serviço de água oferecido. A leitura manual é um primeiro processo para implementação da cobrança dos serviços e pode ser apropriada em áreas menores, enquanto a leitura automatizada é a sua evolução, a empresa necessita de otimizar os seus processos e o sistema de leitura pode ser fundamental nessa implementação sendo mais eficaz para otimizar processos, reduzir erros e melhorar a eficiência em ambientes mais extensos.
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