Como funciona um CCO – Centro de Controle de Operações para o setor de saneamento?
O Centro de Controle de Operações ou CCO é uma solução integrada de monitoramento, controle, simulação e tomada de decisão que permite um melhor gerenciamento do sistema de abastecimento de água tratada do município. O Centro de Controle de Operações pode ser integrado, por meio de internet móvel, a todos os agentes em campo que prestam serviços de manutenção em campo a até controle de Estações de Tratamento, possibilitando o monitoramento dos parâmetros à distância, otimizando os sistemas e processos de manutenção da região atendida pela empresa de abastecimento da região, os estudos de controle de perdas, as possíveis intervenções operacionais e o impacto destas intervenções na rede de abastecimento, podem ser monitorados por meio da Central.
De modo geral, o CCO é uma instalação que monitora, gerencia e coordena as operações de uma organização utilizando de tecnologia para gerenciamento de informações, análise de dados e fornecimento de ferramentas para visualizar e disponibilizar em tempo real o desempenho das operações da organização em campo. Isso permite que os gestores tomem decisões rápidas e mais assertivas para melhorar a eficiência e a segurança das operações.
Geralmente, o CCO possui uma equipe dedicada de especialistas em operações e gerenciamento, que trabalham em estreita colaboração com outros departamentos e equipes para garantir que as operações da organização funcionem de maneira ideal. O sucesso de um CCO depende da qualidade das informações fornecidas, da eficiência das ferramentas de gerenciamento e da capacidade da equipe em interpretar e responder rapidamente a essas informações.
É uma solução para otimizar os setores gerenciais e operacionais, ou seja, unificar dados coletados pelos agentes em campo e pelas solicitações abertas pelos clientes na empresa, transformando-as em informações processadas para execução, facilitando as tomadas de decisões e o retorno rápido ao cliente.
Benefícios do Centro de Controle de Operações na Gestão Pública de Saneamento
A partir de recursos como o monitoramento online e em tempo real (conforme cobertura de rede, dados móvel), o CCO fornece agilidade na distribuição dos serviços e na gestão pública. Como?
- Gerindo em tempo real o desempenho, produtividade e controle dos serviços e agentes externos (campo);
- Propondo ações corretivas, tomar as medidas necessárias para adequar o desempenho atual da empresa ao desempenho planejado;
- Redução de custos operacionais.
- Otimização da distribuição
- Facilidade na recepção e alimentação dos dados
- Redução de erros e falhas
Benefícios do CCO para o consumidor final:
Um departamento que visa melhoria na execução, traz benefícios perceptíveis por toda cadeia envolvida no processo, inclusive quem está na ponta: o consumidor final.
Com mais controle das operações, consequentemente ocorre a otimização do atendimento de forma mais rápida e eficiente para os consumidores. Existem vários benefícios que o CCO pode trazer para o consumidor final, tais como:
- Melhor experiência do cliente: o CCO ajuda a garantir que a operação da empresa esteja funcionando de forma eficiente, o que pode resultar em uma melhor experiência do cliente.
- Melhoria na qualidade do serviço: o CCO pode identificar rapidamente qualquer problema ou falha na operação, o que pode ajudar a melhorar a qualidade do serviço oferecido ao cliente.
- Agilidade no atendimento: ao monitorar a operação em tempo real, o CCO pode identificar rapidamente qualquer problema e encaminhar a solicitação dos clientes para os setores responsáveis, o que pode resultar em um atendimento mais rápido e eficiente.
- Transparência: o CCO pode fornecer informações em tempo real sobre o status de uma solicitação do cliente, o que pode ajudar a aumentar a transparência da empresa e a confiança do cliente.
- Redução de custos: o CCO pode ajudar a reduzir os custos operacionais da empresa, o que pode resultar em preços mais competitivos para o cliente.
- Agilidade no atendimento: o CCO visa a execução rápida da solicitação feita pelo cliente, entendendo suas necessidades e oferecendo soluções adaptadas.
- Credibilidade: ao contar com um CCO, o consumidor final tem a garantia de que suas demandas serão atendidas de forma rápida e eficiente, o que pode resultar em maior satisfação.
A tecnologia aliada ao CCO
O CCO, usa tecnologia avançada e atualizada com sistemas de gerenciamento de informações, software de análise de dados, sistemas de comunicação e ferramentas de visualização para fornecer informações em tempo real sobre o desempenho das operações da organização.
Os dados controlados pelo CCO são gerados pelo conjunto de hardware e software. Esses equipamentos, usados para monitoramento, têm como principal função traduzir os dados coletados que são exibidos nos monitores da central. O volume de informações é grande e chega de toda a região atendida, então a tecnologia é uma grande aliada do CCO. Sendo vários sistemas integrados, que juntos mostram os dados atualizados da operação dos agentes em campo. Essas soluções dão flexibilidade na gestão para melhorar o tempo de reação dos agentes, uma vez que traz os dados otimizados e automáticos.
Software para as operações: IService® CCO
O IService® CCO é a solução da Inovamobil para automatizar as rotinas dos setores das empresas de saneamento para gerenciar e distribuição de Ordens de Serviços em campo, ou seja, uma solução para automação, gerenciamento, programação, supervisão, acompanhamento e controle das ordens e solicitações de serviços unindo dados coletados pelos agentes em campo e pelas solicitações abertas pelos clientes no atendimento da empresa, transformando os requerimentos em informações gerenciais, facilitando a tomada de decisão e o retorno rápido ao cliente.
A partir de recursos como o monitoramento online ou tempo real com o IService® CCO você tem agilidade na distribuição dos serviços e na gestão das equipes de campo.
Uma das principais vantagens desta solução é ampliar a área de cobertura do monitoramento, sem que para isso, seja preciso aumentar o número de colaboradores. Dessa forma garante-se um aumento na eficiência sem causar impactos diretamente no aumento de custos em médio e longo prazo.
Os principais recursos do IService® CCO são:
- Visualização e acompanhamento por monitores de vídeo Wall;
- Distribuição de serviços dinâmicos. Ordens de serviços geradas dentro do sistema comercial chegam automaticamente na tela de controle, onde por filtros específicos serão distribuídos para as equipes;
- Acompanhamento e monitoramento de todo o processo via internet com recursos de transmissão online de dados;
- Recursos de gestão através do mapa como:
- Rastreamento de todas as equipes.
- Monitoramento de rota percorrida.
- Disponibilidade de visualização imediata de novas O.S’s conforme as situações: aberta, distribuída, recebida no coletor, executada, em execução e não executada por impedimento.
- Distribuição de serviços através do mapa, facilitando a identificação da equipe mais próxima.
- Relatório gerencial de tempo. Controla desde a solicitação até a conclusão do serviço;
- Controle de frota e utilização de veículos;
- Gestão de materiais e insumos utilizados em campo;
- Gestão e controle de maquinário utilizado durante a execução dos serviços, seja este próprio ou locado;
- Possibilidade de captura e registro de fotos;
- Recurso GPS no coletor para auxiliar o agente em campo a localizar os endereços;
- Emissão de comunicados diversos, inclusive débitos com código de barras para pagamento.
Tem dúvidas? Quer saber como é a implantação, valores e como o IService® CCO pode ajudar a melhorar este processo na sua empresa? Converse com a nossa equipe Comercial!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!