O PIX foi lançado pelo BC em novembro de 2020 e desde então esse método de pagamento e recebimento vem conquistando espaço no mercado. Segundo a pesquisa realizada pelo Banco Central, entre março de 2021 e dezembro de 2023, o PIX demonstrou crescimento significativo em comparação com outros métodos de pagamento, como boletos, DOC e TED se tornando um dos principais meios de pagamento utilizado por pessoas físicas.
Entretanto, os bancos fornecedores do PIX para CNPJ cobram valores operacionais significativos que impactam diretamente no faturamento das empresas, limitam a baixa de arquivos bancários, não possuem integração com os sistemas gestores e demoram para processar o pagamento, ou seja, apontam problemas operacionais que dificultam a inovação das empresas e provocam gargalos na operação.
Incomodada com este cenário de dificuldades encontrada no setor público, a Inovamobil iniciou uma pesquisa interna para compreender as necessidades enfrentadas pelo setor para receber pagamentos de fatura realizados pela população e foi identificado que:
- 70% dos órgãos públicos sofrem com altas taxas cobradas pelo PIX;
- 82% apontam lentidão na identificação de recebimento dos valores pagos;
- 95% não possuem processo integrado, resultando em trabalho manual;
- 35% já tiveram problemas com baixas bancárias.
Após análise minuciosa, percebendo essa deficiência no mercado, a Inovamobil desenvolveu uma solução de pagamento web capaz de sanar todas as dificuldades enfrentadas pelas empresas para trabalhar com esse meio de pagamento, o InovaPay.
O que é o InovaPay
O InovaPay é uma solução de pagamento totalmente web com recursos de segurança, como autenticação em dois fatores e integração com sistemas gestores via API para baixas automatizadas realizadas via PIX.
Com esse software, podemos oferecer aos municípios e consumidores a ampliação das opções de pagamento para os serviços públicos, através da integração do PIX como uma forma ágil e abrangente de quitação de faturas.
“Como desenvolvedor e idealizador do InovaPay, estou extremamente orgulhoso do impacto positivo que nossa solução está causando nos municípios e na vida dos consumidores. Ao integrar o PIX como uma opção de pagamento ágil e segura para os serviços públicos, estamos revolucionando a forma como as transações financeiras são realizadas, simplificando e melhorando a vida das pessoas. Estamos comprometidos em continuar inovando e oferecendo soluções que impulsionem o progresso e a comodidade para todos os envolvidos, construindo um futuro financeiro mais seguro e acessível para todos.” – Laender Oliveira, Desenvolvedor na Inovamobil
O sistema foi desenvolvido em parceria com uma empresa autorizada pelo Banco Central do Brasil, que através de seus parceiros, processa mais de 300 milhões de pagamentos instantâneos via Pix por mês, e esse número vem crescendo. Hoje, a empresa atua com organizações como Banco BMG, C6 BANK, Digio, Mercado Pago, OLX, PagBank e, agora, o InovaPay. Essa parceria reconhecida pelo BC garante a segurança de todo o processo, assegurando a preservação de todos os dados pessoais e financeiros do departamento de água de dos consumidores.
Além disso, para garantir a segurança dos recursos, o login na plataforma é feito utilizando confirmação de 2 fatores, e a plataforma realiza transferência somente para a conta CNPJ cadastrada no ato da contratação, impossibilitando desvios para contas terceiras.
Benefícios em números
Até 100% Economia financeira:
A redução drástica dos custos com PIX é a proposta de valor mais significativa da aplicação. Com o InovaPay uma cidade com 20.000 ligações poderá economizar até R$ 168.00,00 ao ano – Considerando que a cidade em questão paga R$ 2,00 para um banco tradicional e com o InovaPay passará a pagar R$ 1,00, com 70% de adesão da população a cidade economizará R$ 168.000,00 ao ano.
*O valor apontado refere-se a um exemplo.
Além da economia financeira, o InovaPay traz também otimização para os processos. Ao final de todos os dias o sistema realiza automaticamente a transferência dos valores arrecadados presentes na conta transitória do sistema para a conta oficial do Departamento de Água, otimizando o processo de trabalho do setor.
100% De confiabilidade nos dados e relatórios; Integração total com Sistema Gestor, Agência Virtual e Aplicativo IÁguas®:
Após o pagamento do cliente, todo o processo é feito de maneira automática. A plataforma recebe os valores faturados em segundos, possibilitando que em caso de corte, a religação seja feita imediatamente mediante a identificação do pagamento.
Além disso, a plataforma possui integração total com o sistema gestor, agência virtual e aplicativo IÁguas® possibilitando a conexão harmoniosa dos diferentes softwares e plataformas dentro da empresa, permitindo a troca fluida de informações e processos entre eles. Isso elimina a necessidade de entrada manual de dados repetitivos e reduz o risco de erros humanos, permite uma tomada de decisão mais ágil e estratégica, baseada em dados precisos e relevantes, aumentando a produtividade da equipe.
Adesão da População
Em levantamento realizado pela CNDL e pelo SPC Brasil em parceria com o Sebrae, estima-se que o PIX é o método de pagamento mais utilizado pelo brasileiro, com 67% da população optante pela modalidade. Além disso, a análise indica que 96% dos brasileiros com acesso à internet possuem o serviço de PIX em suas contas bancárias.
A adesão do PIX é vantajosa para quem paga e para quem recebe, pois essa modalidade de pagamento conta com compensação automática e taxa reduzida para a empresa comparada ao TED/DOC, além de reduzida ou nula para o pagador.
Por isso, visando fomentar a adesão do PIX nas cidades, além do fornecimento da solução, a Inovamobil irá fornecer também um acompanhamento personalizado de sua equipe de marketing para aumentar a aderência da população ao uso.
“O pagamento utilizando PIX é vantajoso para o Departamento de Água e para o consumidor, nós sabemos disso. Queremos tornar o PIX o principal formato de pagamento utilizado pela população e para isso vamos trabalhar intensamente fornecendo material de divulgação, brindes e prêmios para fomentar a ação nas cidades. O departamento reduz taxas e economiza dinheiro que pode ser direcionado para melhorias no saneamento da cidade, enquanto população tem acesso a um pagamento fácil e rápido, podendo também concorrer a prêmios. É um ganha, ganha!” – Stefany Monteiro, Analista de Marketing na Inovamobil
Conclusão
“Projetamos uma solução objetiva e intuitiva, com relatórios concisos e recursos essenciais para uma gestão eficiente, Solução WEB e 100% responsiva, possibilitando o acesso de qualquer local com toda segurança que o processo nos exige.” – Luis Henrique, CTO na Inovamobil
“Estamos ansiosos para ver esse produto em ação. Diante de toda a análise realizada junto aos nossos clientes e parceiros, percebemos o alto potencial que o InovaPay possui de entrada no mercado e de sanar necessidades possuídas pelos nossos clientes, reduzir custos e otimizar processos. Introduzir um novo software no mercado é sempre um desafio, mas o InovaPay vem com uma proposta inovadora, capaz de impactar diretamente na redução de custos com operações financeiras” – Claudio Santos, CBO na Inovamobil
Esse é apenas o início, a projeção de crescimento para o InovaPay vai muito além. Nossa missão de transformar o setor de Utilities, levando tecnologia e inovação às cidades, se torna cada vez mais forte. Estamos animados para ver como o InovaPay irá revolucionar a maneira como as pessoas lidam com suas contas e transações financeiras. Junte-se a nós nessa jornada rumo a um futuro mais eficiente e conectado.
Acesse a página da soluções ou cadastre-se no formulário abaixo para receber mais informações: https://inovamobil.com.br/solucoes/InovaPay/