Matriz: (37) 3214-0769
Filial: Catanduva/SP (17) 3523-9221

OS R’S DA SUSTENTABILIDADE

OS R’S DA SUSTENTABILIDADE

Por:Nattacha Resende
Atualidade | Informações

03

jun 2021

No dia 5 de junho é considerado o dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Esta data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972 em conferência que aconteceu em Estocolmo, na Suécia.

O dia do meio ambiente tem como principal objetivo chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Agora que já sabemos sobre como surgiu o dia do meio ambiente, vamos aprender um pouco sobre sustentabilidade.

 

Afinal, o que é sustentabilidade?

De acordo com o WWF Brasil (World Wildlife Fund – Fundo Mundial da Natureza), SUSTENTABILIDADE é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

 

O termo Sustentabilidade ganha quatro R’s para nos auxiliar a pensar de maneira sustentável

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu no Rio em 1992, foram discutidas atitudes fáceis em favor da sustentabilidade, estabelecendo propostas para que os países aliassem proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Foi nesse encontro que foram escolhidas três palavras iniciadas com R (Reciclar, Reduzir e Reutilizar), para incentivar atitudes mais sustentáveis. Com o passar do tempo, mais dois R’s: repensar e recusar.

O site Bynd trouxe para nós o que significa cada um desses R’s, veja abaixo:

 

1º – REDUZIR

Devemos fazer uma análise de tudo que adquirimos, pois, precisamos ser menos consumistas. Uma dica importante é dar preferência a itens que durem mais. Outra maneira é guardar as embalagens e, posteriormente, comprar refis, usar uma sacola ecológica, adquirir alimentos a granel, ser criativo na hora de fazer presentes, usando a imaginação para fazer itens artesanais, e não se esquecendo de usar as lâmpadas econômicas.

 

2º- REPENSAR

Cada um de nossos hábitos é extremamente importante, pois é indispensável analisar o que consumimos e como descartamos. Esse é um ponto crucial nos 5 R’s. Para que você possa avaliar isso, que tal responder algumas perguntas? A maneira como você descarta o lixo está correta? Você está comprando somente o que necessita? Faça uma análise minuciosa e, então, descobrirá se existe alguma coisa que poderia fazer para proteger nosso planeta.

 

3º – RECUSAR

Recusar-se a adquirir produtos e alimentos que prejudicam a saúde e o meio ambiente também é primordial para ajudar o globo terrestre. Itens como sacos plásticos, lâmpadas incandescentes e alimentos repletos de agrotóxicos devem ser evitados. Além de ajudar a cuidar do mundo em que vivemos você ainda estará se preocupando com sua saúde e de sua família.

 

4º- RECICLAR

Reciclar é a maneira mais simples de diminuir o uso de recursos naturais, como: água, energia e matéria-prima. Sem contar que milhares de pessoas trabalham com esses itens e adquirem sua renda familiar reciclando embalagens, papéis e outros componentes.

 

5º- REUTILIZAR

Reutilizar é diferente de reciclar. A reutilização consiste em usar o mesmo item já utilizado, sem que seja necessário fazer alguma alteração drástica nele. Já reciclar significa reinserir certo item nas cadeias produtivas para que seja processado e transformado em um novo produto.

Ao reutilizar, a vida útil do bem é prolongada, e, assim, esses itens não serão jogados em lixões, que emitem radiações e acumulam toneladas de material que não será absorvido e desintegrado pela natureza.

Veja alguns itens que podem ser reutilizados:

  • equipamentos eletrônicos;
  • baterias de dispositivos móveis;
  • pilhas;
  • lâmpadas fluorescentes;
  • vidros de conserva;
  • potes de margarina;
  • papéis de presente;
  • panos de prato velhos.

 

Mas, como podemos adotar todas essas práticas sustentáveis no dia-a-dia?

Comece separando o lixo da sua casa.

Repensando o seu consumo, recusando o que não tiver uma procedência adequada, reduzindo o que não é preciso para viver, reutilizando ao máximo embalagens e recipiente e, ao final do ciclo, encaminhado o material reciclável para o local correto.

Renove sua atitude e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável!

 


Compartilhe: