Matriz: (37) 3214-0769
Filial: Catanduva/SP (17) 3523-9221

POR QUE AS EMPRESAS DEVEM INVESTIR EM TECNOLOGIA?

Por:Nattacha Resende
Atualidade | Informações | Tecnologia

12

mar 2021

São inúmeros os benefícios que os avanços tecnológicos proporcionaram. E as empresas que buscam se desenvolver não devem deixar de incorporar novas tecnologias em seus processos.

A rápida adoção de smartphones, a computação em nuvem e a melhoria da conectividade com a Internet em todo o mundo mudou a forma como os usuários interagem entre si e com as marcas.

Além disso, a tecnologia mudou a forma de fazer negócios, gerenciar equipes e lidar com dados. Há alguns anos, por exemplo, ninguém poderia imaginar que as empresas usariam o Facebook para vender produtos e interagir com seus clientes.

Estamos vivendo a quarta revolução industrial ou indústria 4.0. No infográfico abaixo conseguimos ver a evolução dessas eras industriais:

 

Mas, por que negócios de todos os tipos e tamanhos precisam investir em tecnologia? Veja seis razões:

 

1 – Agilidade nos processos

Já faz muito tempo em que todos os processos deveriam ser feitos manualmente nas organizações. Felizmente, os avanços tecnológicos possibilitaram a automação de atividades repetitivas que consumiam muito tempo.

Com o auxílio da tecnologia muitas coisas podem ser feitas com mais agilidade. O uso de softwares modernos possibilitou simplificar tarefas e processos. Pois, existem aplicativos e ferramentas avançadas que podem executar trabalhos complexos em poucos minutos, otimizando o tempo de toda a equipe envolvida no processo.

 

Podemos citar como exemplo o nosso software de leitura e impressão simultânea, Reader ®. Antes as equipes de leitura saiam a campo com uma prancheta para coletar as leituras nas residências; em seguida esses agentes retornavam para o escritório onde uma pessoa da equipe iria digitar os dados coletados no sistema de gestão comercial (processo que pode levar dias) e só depois disso era possível imprimir a conta e entregar ao consumidor. Com o Reader®, o agente sai a campo, coleta a leitura (que já vai direto para o sistema gestor que faz o cálculo) e já faz a entrega da fatura. Assim um processo que levava dias para ser concluído leva poucos segundos.

 

2 – Aumento da eficiência

O investimento em tecnologia nas empresas se justifica também pelo aumento da eficiência. Afinal, avanços na tecnologia fazem as coisas funcionarem de forma eficiente, reduzindo erros e retrabalhos.

Você pode, por exemplo, contar com um sistema de emissão de notas fiscais. Dessa forma, evita um trabalho manual, comete menos erros e pode prestar contas de maneira mais eficiente, porque todos os dados digitados são automaticamente arquivados. Assim, você pode encontrar as informações que precisa usando filtros de busca, por valor, data, tipo de produto, ramo de atividade do cliente e muitos outros.

 

3 – Redução de custos

Em um primeiro momento, investir em tecnologia pode parecer algo “caro demais” para a sua empresa. No entanto, quando olhamos a longo prazo, é evidente que você estará economizando muito mais dinheiro ao reduzir custos operacionais.

Várias empresas de call center, por exemplo, utilizam robôs para atender as ligações de clientes em busca de algum suporte técnico. Somente em último caso o cliente é direcionado para falar com um atendente humano. Mas, geralmente, o próprio robô já consegue solucionar a demanda. Assim, a empresa reduz custos com contratação de pessoal.

 

4 – Melhor interação com os clientes

O investimento em tecnologia nas empresas pode trazer melhorias na forma de interagir com o público.

Considere o caso dos chamados chatbots, que usam a inteligência artificial para melhorar cada vez mais as respostas dadas aos clientes. Eles analisam aquelas que dão melhores resultados e repetem os procedimentos que trazem mais satisfação aos clientes. Resultado? Eles são um sucesso entre o público mais jovem; 60% dos millennials já interagiram com um chatbot pelo menos uma vez. Além disso, 70% desses millennials relataram positivamente sua interação.

Não é surpresa, portanto, que a previsão de faturamento global do mercado de chatbot alcance US$ 1,23 bilhão até 2025.

Com os avanços no processamento de linguagem natural e a ascensão de assistentes de voz, os chatbots são capazes de fornecer respostas mais rápidas ao cliente, permitindo assim melhores interações.

Há também o caso das mídias sociais. 94,4% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais. À medida que a tecnologia de aprendizado de máquina e Inteligência Artificial começa a amadurecer, espera-se que a personalização na tecnologia se torne mais comum e acessível também para as pequenas empresas.

 

5 – Acesso remoto

Seus funcionários têm smartphones e podem acessar e-mails, arquivos e se comunicar com colegas em tempo real, mesmo que não estejam no escritório.

Há uma razão pela qual as empresas de armazenamento em nuvem e aplicativos de gerenciamento de equipe como Asana e Trello estão no mercado.

O investimento em tecnologia permite que seus funcionários trabalhem remotamente, podendo aumentar a produtividade em 20%. Além disso, funcionários que gastam de 60% a 80% de seu tempo trabalhando remotamente tendem a ter maior comprometimento no local de trabalho.

 

6 – Vantagem competitiva

Talvez a melhor coisa sobre investimento em tecnologia nas empresas é a possibilidade de obter vantagem competitiva.

Fato é que as organizações usam a tecnologia como arma competitiva há séculos, quanto mais cedo sua empresa começar a usar novas tecnologias e aplicativos, melhor será. Por exemplo, a análise de big data é um desafio para a maioria das empresas, enquanto outras são capazes de analisar big data e usar essas informações de várias maneiras.

 

Na sua empresa a tecnologia já está presente? Como nós podemos te ajudar a melhorar os processos?

 

A Inovação Computação Móvel atua no setor de utilities há mais de 20 anos, sendo uma das principais empresas
do País em tecnologia e soluções para os setores de saneamento, energia e gás.

Muito além de produtos, oferecemos soluções completas que auxiliam empresas na melhoria da gestão, aumento
da receita e diminuição dos custos.

 

Como podemos ajudar você e a sua empresa a melhorar os processos? Converse com nossos executivos de venda pelo site na aba Fale Conosco, pelo e-mail (comercial@inovamobil.com.br), pelo telefone (37) 3214-0769 e também WhatsApp (37) 99102-7148.

 

 


Compartilhe: