Algumas palavras de ordem são fundamentais na gestão de equipes e na experiência do cliente: simplificação, agilidade, autonomia, eficiência e assertividade.
Quando o contexto são serviços prestados em campo, algumas outras premissas se tornam desejáveis, como produtividade, foco, comunicação, monitoramento de indicadores e estratégias específicas.
Tanto os gestores quanto os colaboradores que estão em campo, os desafios são muitos porque a distância é um advento não muito bem trabalhado nas políticas de gestão de pessoas. Mas com tecnologias de comunicação e gestão, nasce um cenário em que é possível entender e atender as demandas de forma eficiente.
No decorrer desse texto vamos ver como a dinâmica entre gestores e equipe em campo pode ser melhor tendo a automação como uma vertente dessa transformação.
AUTOMATIZAÇÃO DA GESTÃO COMO FERRAMENTA DE NEGÓCIO
Quando o consumidor é abordado por um aparelho que dá informações detalhadas e há um sistema que consegue gerar com precisão algum documento no mesmo instante é a impressão tende a ser mais positiva.
Esse contexto faz parte de uma nova realidade, na qual colaboradores em campo deixam de ser meros instrumentos e passam a ser elo entre consumidor e empresa, de forma integrada, rápida e precisa.
A automatização da equipe empodera a equipe em campo acelerando o processo de entrega do trabalho executado. Nesse ponto, uma nova página começa a ser escrita, a coleta e a análise de informações que antes não eram trabalhadas de forma simultânea, permitem agora que estratégias direcionem os colaboradores em campo.
Nessa perspectiva, a produtividade aumenta significativamente, os custos com deslocamentos começam a ser reduzidos e o cliente tem a percepção em tempo real.
IMPACTOS FINANCEIROS
Quando etapas manuais são reduzidas, erros são minimizados e dados analisados com eficiência, tem-se o objeto de desejo do discurso da eficiência operacional — consegue-se fazer mais com menos.
A redução de custos com a automação da gestão de equipes em campo é notória, porque as entregas dos serviços prestados começam a apresentar mais retorno sobre o investimento de deslocamento, combustível e alocação de pessoal. Assim, as rotas são maximizadas e os resultados ampliados.
O melhor aproveitamento do tempo da equipe e do gestor é mais um ponto a ser considerado, além das decisões mais adequadas em prol do sucesso do negócio. A informação é mais fiel e rápida a partir da automação do controle de vendas e de estoques.
Sem contar que as rotas podem ser distribuídas conforme a necessidade de cada solicitação do cliente, ou seja, o colaborador tende a ser mais produtivo, já que ele pode ser colocado no lugar certo.
FERRAMENTAS E SOFTWARES DE AUTOMATIZAÇÃO
Os dispositivos móveis e de softwares de gestão integrada em plataformas virtuais é a tendência que mais tem agregado eficiência e produtividade à gestão das equipes em campo.
As soluções especializadas permitem uma atuação mais proativa do colaborador e uma gestão muito mais acurada pelo gestor. Um dos diferenciais são as programações baseadas em algoritmos, capazes de apresentar não só análises históricas como tendências e projeções.
Esse tipo de inteligência permite que sejam traçadas estratégias mais certeiras, com base no comportamento de consumo do cliente.
Na prática, as ferramentas e softwares de gestão das equipes em oferecem:
OS BENEFÍCIOS GERAIS
A automação de processos de elaboração de estratégias, de atuação da equipe e de gestão de todo o trabalho e os envolvidos é altamente vantajosa. Acompanhe, a seguir, alguns dos benefícios para os colaboradores, os gestores e os clientes.
O FUTURO É AUTOMATIZADO
O incremento de tecnologias na gestão criou um paradigma para gestores e times em campo. Algumas inovações estreitam o relacionamento e aproximado o escritório do campo.
Com isso, a conexão entre estratégia e operacionalização tem se fortalecido, graças aos recursos da mobilidade e da análise de dados em tempo real. Essa nova forma traz como ganhos a eficiência operacional e maiores retornos do investimento alocado em estratégias, processos, pessoas e visitas a clientes.
Na prática, esse modelo traz um padrão de trabalho que une, de maneira inteligente, recursos humanos e tecnológicos em benefício da gestão de equipes.
A Inovação Computação Móvel tem as melhores soluções para automação e gestão das equipes em campo. Atuamos no setor de utilities há mais de 20 anos, sendo uma das principais empresas do País em tecnologia e soluções para os segmentos de saneamento, energia e gás.
Muito além de produtos, oferecemos soluções completas que auxiliam empresas na melhoria da gestão, aumento da receita e diminuição dos custos.
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