Matriz: (37) 3214-0769
Filial: Catanduva/SP (17) 3523-9221

GESTÃO INTELIGENTE NO SERVIÇO DE CAMPO

Por:Nattacha Resende
Atualidade | Informações

23

set 2020

Algumas palavras de ordem são fundamentais na gestão de equipes e na experiência do cliente: simplificação, agilidade, autonomia, eficiência e assertividade.

Quando o contexto são serviços prestados em campo, algumas outras premissas se tornam desejáveis, como produtividade, foco, comunicação, monitoramento de indicadores e estratégias específicas.

Tanto os gestores quanto os colaboradores que estão em campo, os desafios são muitos porque a distância é um advento não muito bem trabalhado nas políticas de gestão de pessoas. Mas com tecnologias de comunicação e gestão, nasce um cenário em que é possível entender e atender as demandas de forma eficiente.

No decorrer desse texto vamos ver como a dinâmica entre gestores e equipe em campo pode ser melhor tendo a automação como uma vertente dessa transformação.

 

AUTOMATIZAÇÃO DA GESTÃO COMO FERRAMENTA DE NEGÓCIO

Quando o consumidor é abordado por um aparelho que dá informações detalhadas e há um sistema que consegue gerar com precisão algum documento no mesmo instante é a impressão tende a ser mais positiva.

Esse contexto faz parte de uma nova realidade, na qual colaboradores em campo deixam de ser meros instrumentos e passam a ser elo entre consumidor e empresa, de forma integrada, rápida e precisa.

A automatização da equipe empodera a equipe em campo acelerando o processo de entrega do trabalho executado. Nesse ponto, uma nova página começa a ser escrita, a coleta e a análise de informações que antes não eram trabalhadas de forma simultânea, permitem agora que estratégias direcionem os colaboradores em campo.

Nessa perspectiva, a produtividade aumenta significativamente, os custos com deslocamentos começam a ser reduzidos e o cliente tem a percepção em tempo real.

 

IMPACTOS FINANCEIROS

Quando etapas manuais são reduzidas, erros são minimizados e dados analisados com eficiência, tem-se o objeto de desejo do discurso da eficiência operacional — consegue-se fazer mais com menos.

A redução de custos com a automação da gestão de equipes em campo é notória, porque as entregas dos serviços prestados começam a apresentar mais retorno sobre o investimento de deslocamento, combustível e alocação de pessoal. Assim, as rotas são maximizadas e os resultados ampliados.

O melhor aproveitamento do tempo da equipe e do gestor é mais um ponto a ser considerado, além das decisões mais adequadas em prol do sucesso do negócio. A informação é mais fiel e rápida a partir da automação do controle de vendas e de estoques.

Sem contar que as rotas podem ser distribuídas conforme a necessidade de cada solicitação do cliente, ou seja, o colaborador tende a ser mais produtivo, já que ele pode ser colocado no lugar certo.

 

FERRAMENTAS E SOFTWARES DE AUTOMATIZAÇÃO

Os dispositivos móveis e de softwares de gestão integrada em plataformas virtuais é a tendência que mais tem agregado eficiência e produtividade à gestão das equipes em campo.

As soluções especializadas permitem uma atuação mais proativa do colaborador e uma gestão muito mais acurada pelo gestor. Um dos diferenciais são as programações baseadas em algoritmos, capazes de apresentar não só análises históricas como tendências e projeções.

Esse tipo de inteligência permite que sejam traçadas estratégias mais certeiras, com base no comportamento de consumo do cliente.

Na prática, as ferramentas e softwares de gestão das equipes em oferecem:

  • Controle de todos os processos;
  • Monitoramento das atividades realizadas pelas equipes;
  • Soluções multiplataforma, disponíveis em computadores de mesa ou dispositivos mobile;
  • Interface amigável e customizável de acordo com a realidade do cliente;
  • Painéis gerenciais com análises de dados de fácil interpretação;
  • Funcionalidades de feedback, com foco em melhoria contínua;
  • Geolocalização para rastreamento do atendimento em campo;
  • Captura de fotos, bem como assinatura para formalização de acordos;
  • Soluções em nuvem, aproveitando o melhor da mobilidade, escalabilidade e flexibilidade.

 

OS BENEFÍCIOS GERAIS

A automação de processos de elaboração de estratégias, de atuação da equipe e de gestão de todo o trabalho e os envolvidos é altamente vantajosa. Acompanhe, a seguir, alguns dos benefícios para os colaboradores, os gestores e os clientes.

  • Melhor organização do trabalho;
  • Eficiência nas estratégias;
  • Governança mais robusta;
  • Padronização de etapas, reduzindo falhas;
  • Distribuição adequada de cargas de trabalho (agendamentos visitas, clientes a serem contatados e estabelecimento de metas);
  • Registro de tarefas realizadas pelo colaborador;
  • Alocação de colaboradores mais adequados para abordar determinados clientes;
  • Centralização da comunicação em base e interface únicas, substituindo quadros de aviso, post-its, planilhas estanques, etc.;
  • Incentivo à colaboração entre os membros da equipe, com mais transparência na comunicação e acesso simplificado à informação;
  • Potencialização do papel do líder que, mesmo a distância, consegue ter ótimos recursos para direcionar e controlar sua equipe;
  • Alinhamento de toda a equipe (gestores e colaboradores) com as estratégias vigentes;
  • Análise de desempenho e produtividade do time, com indicadores sobre quantidades de atendimentos realizados;
  • Visibilidade das informações com dados atualizados, integrados e confiáveis;
  • Análises visuais que facilitam a interpretação de dados, já que sistemas de gestão produzem dashboards com gráficos estatísticos;
  • Liberação do gestor para demandas mais estratégicas;
  • Redução de burocracias e simplificação de fluxos de processos, incluindo os de decisão.

 

O FUTURO É AUTOMATIZADO

O incremento de tecnologias na gestão criou um paradigma para gestores e times em campo. Algumas inovações estreitam o relacionamento e aproximado o escritório do campo.

Com isso, a conexão entre estratégia e operacionalização tem se fortalecido, graças aos recursos da mobilidade e da análise de dados em tempo real. Essa nova forma traz como ganhos a eficiência operacional e maiores retornos do investimento alocado em estratégias, processos, pessoas e visitas a clientes.

Na prática, esse modelo traz um padrão de trabalho que une, de maneira inteligente, recursos humanos e tecnológicos em benefício da gestão de equipes.

 

A Inovação Computação Móvel tem as melhores soluções para automação e gestão das equipes em campo. Atuamos no setor de utilities há mais de 20 anos, sendo uma das principais empresas do País em tecnologia e soluções para os segmentos de saneamento, energia e gás.

Muito além de produtos, oferecemos soluções completas que auxiliam empresas na melhoria da gestão, aumento da receita e diminuição dos custos.

 

Como nossa equipe pode ajudar a sua empresa a dar o primeiro passo para a automação dos processos?

 

Converse com nossos executivos de venda pelo site na aba Fale Conosco, pelo e-mail (comercial@inovamobil.com.br), pelo telefone (37) 3214-0769 e também WhatsApp (37) 99102-7148

 

 


Compartilhe: