Matriz: (37) 3214-0769
Filial: Catanduva/SP (17) 3523-9221

QUAL A DIFERENÇA DE SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL?

Por:Nattacha Resende
Atualidade | Informações

21

jul 2021

O saneamento, propriamente dito, pode ser compreendido como um estudo que gira em torno da produção e descarte de resíduos. Com isso, se relaciona diretamente com o uso da água potável, tratamento de esgoto e mais. O objetivo é promover soluções que preservem ou modifiquem aspectos do meio ambiente para prevenir doenças e melhorar as condições de saúde.

 

SANEAMENTO BÁSICO

De acordo com a Lei n.º 14.026, de 15 de julho de 2020, o saneamento básico é o conjunto de serviços públicos e instalações operacionais que se estendem ao abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, manejo de águas de chuva e manejo de resíduos sólidos. Por conta disso, é fundamental para a saúde pública por abranger componentes prioritários na sociedade.

No Brasil, o crescimento desordenado das metrópoles e a expansão da população são razões pelas quais o saneamento básico é chamado para discussões governamentais por meio da aplicação via políticas públicas. Essas, em grande parte, visam atender a áreas urbanas de baixa infraestrutura. Tal fator torna a prática das aplicações anteriormente citadas muito mais complexa.

A ausência desses serviços resulta em precárias condições de saúde e incidência de doenças, principalmente de veiculação hídrica.

Segundo o IBGE (2007), no Brasil, 76% da população contam com abastecimento de água por rede geral, 44% da população dispões de rede de esgoto e 76% da população tem seu resíduo coletado. No Paraná de um total de 399 municípios 191 ainda utilizam lixões para a destinação dos resíduos sólidos, apenas 64% dos municípios são atendido pela rede de esgoto

As ocorrências de doenças infecciosas ocorridas pelas más condições de saneamento e esgotamento sanitário estão entre as principais causas de ausência no trabalho e baixa produtividade do trabalhador. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, afirma que para cada R$1,00 investido no setor de saneamento, economiza-se R$4,00 com hospitais e doenças.

 

SANEAMENTO AMBIENTAL

De acordo com um dado divulgado pelo IBGE em 2020, 1 em cada 10 domicílios joga esgoto na natureza devido à falta de saneamento básico. Esse dado demonstra que não basta apenas olhar em como as pessoas terão acesso ao serviço básico, mas também o que será feito a partir da utilização dele.

O Saneamento ambiental é o conjunto de ações socioeconômicas cujo objetivo é alcançar a Salubridade Ambiental, ou seja, um ambiente capaz de prevenir a ocorrência de doenças veiculadas pelo meio ambiente e de promover condições favoráveis à saúde da população urbana e rural.

Portanto, o saneamento ambiental visa resolver ou minimizar graves problemas socioambientais gerados na infraestrutura das cidades.

 

Enquanto um se preocupa mais com a questão do acesso ao serviço, esta tem uma aplicação um pouco mais ampla. Além do acesso aos serviços de saneamento, incluem as questões ambientais e de preservação ambiental, tais como: qualidade do ar, qualidade da água, qualidade do solo, destinação dos resíduos sólidos, impactos ambientais e educação ambiental.

 

Fonte: Ética Ambiental e Sinergia Engenharia

 

 

A Inovação Computação Móvel atua no setor de utilities há mais de 20 anos, uma das principais empresas do País em tecnologia e soluções para os setores de saneamento, energia e gás.

Muito além de produtos, oferecemos soluções completas que auxiliam empresas na melhoria da gestão, aumento da receita e diminuição dos custos.

 

Como podemos ajudar você e a sua empresa a melhorar os processos? Converse com nossos executivos de venda pelo site na aba Fale Conosco, pelo e-mail (comercial@inovamobil.com.br), pelo telefone (37) 3214-0769 e também WhatsApp (37) 99102-7148.

 


Compartilhe: