Matriz: (37) 3214-0769
Filial: Catanduva/SP (17) 3523-9221

DICAS PARA GERIR MELHOR A EQUIPE DE AGENTES DE LEITURA

Por:Nattacha Resende
Informações | Software | Tecnologia

30

jun 2020

Gerir uma equipe que esteja alinhada com as metas e  os resultados da empresa são um dos maiores desafios dos gestores. Torna-se maior quando a equipe está em campo (ruas) que é o caso dos agentes de leituras (água, gás e energia).

 

Os desafios para com esses profissionais são: como mantê-los motivados, focados e ainda serem produtivos. Na maioria eles estão sobrecarregados e não conseguem lidar direito com as suas agendas e atribuições.

 

Sua empresa passa por essa situação? Vamos falar de 5 dicas para melhor as produtividade de seus agentes.

 

Dica 1: Pense no seu trabalhador

Na hora de melhorar a produtividade e a eficiência das equipes, muitos se preocupam apenas em fazer cobranças extras, medir o desempenho e outras ações que podem limitar a liberdade do funcionário.

 

Mais importante do que tudo isso, é compreender como é o ambiente de trabalho. Se o  agente de leitura estiver sobrecarregado, fazendo horas extras constantemente e sem tempo de descanso, por exemplo, sua produtividade será cada vez menor.

 

Ouvir a sua equipe é o primeiro passo para poder modificar determinadas situações e ajudar seus colaboradores a produzirem mais e melhor

 

Dica 2: Comunique suas metas e expectativas

Sua equipe sabe o que você espera dela? É fundamental que metas sejam estabelecidas, assim como também as expectativas e o mais importante que seja compartilhado com os agentes de leitura e os colaboradores que estejam envolvidos no processo.

 

É possível pensar em metas para períodos pequenos e de tempos em tempos, realizar uma análise do desempenho dos seus colaboradores; realizar feedbacks positivos, negativos e valorizar o trabalho que está bom para que continue sempre melhorando.

Alguns exemplos de metas: diminuir o número de leituras erradas, melhorar o tempo de execução, diminuir o número de ocorrências e várias outras, alinhando sempre uma melhora contínua no processo.

 

Dica 3: Reduza as tarefas desnecessárias

Realizar tarefas desnecessárias gera grande perda de tempo e recursos dentro de uma empresa, seja para equipes internas ou externas, pois não agregam valor e impedem que os colaboradores sejam mais produtivos.  É imprescindível rever processos e enxugar o que for necessário, para torna-los ágeis e gerenciáveis ao ponto de vista da gestão.

 

Para isso, a tecnologia tem se tornado uma aliada muito importante, pois tende a reduzir a burocracia de processos que não trazem nenhum tipo de retorno, seja ele direto ou indireto.

 

A Inovação Computação Móvel desenvolveu um software que visa à redução de custos operacionais, como é o caso da impressão simultânea. Com ele é possível eliminar gastos e tempo como o envio de faturas, além de ser ágil, faz com que a gestão tenha controle total das ações provenientes da leitura e mais confiabilidade das informações.

 

Dica 4: Forneça recursos adequados

 

Não é possível melhorar a produtividade de seus agentes de leitura se eles não dispõem dos recursos mínimos e ferramentas adequadas para executar o seu trabalho.

 

Por exemplo, se a meta for à melhoria dos serviços prestados pela empresa e o aumento da arrecadação, mas não há investimentos em automação, como será possível alcançar os resultados?

 

Dispor de ferramentas de automação e tecnologia faz com que os agentes de leitura trabalhem com agilidade, assertividade e facilidade em alcançar as metas.

 

DICA 5: Use um software de gestão

 

Como vimos, a tecnologia e a automação é uma ótima aliada quando o assunto é melhorar a receita e a produtividade dos seus agentes de leitura.

 

Um bom software de gestão irá auxiliar com facilidade os seus colaboradores internos a terem maior controle sob as rotinas e também dos agentes em campo, vão entender o fluxo do processo, terão agilidade e informação sempre ao alcance no momento certo, e assim melhoria significativa do seu trabalho.

 

Além disso, a tecnologia ainda pode lhe ajudar como gestor, reduzindo o espaço físico de arquivo, melhorar a prestação de serviços para a população, amparando na administração financeira do setor e, claro, reduzindo custos e aumentando a receita.

 

Gostou das nossas dicas para melhorar a produtividade da sua equipe? Já pensou em qual solução você pode aderir? A Inovação tem o software ideal que pode auxiliar a sua empresa.

 

Converse com a nossa equipe para encontrarmos a solução ideal para sua empresa.

 


Compartilhe: