A população mundial vem crescendo rapidamente e em decorrência desse crescimento, os recursos naturais tendem a se esgotar, tornando inviável que a população continue utilizando-os, se continuarmos a usar forma desenfreada. Ser sustentável tem se tornado essencial, já que atualmente mais da metade da população mundial vive em centros urbanos, por isso é primordial a criação de cidades sustentáveis.
São denominadas Cidades Sustentáveis, as cidades que buscam implementar políticas públicas sustentáveis, ou seja, políticas voltadas para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida da população. É um conceito de cidade que busca o uso responsável dos recursos naturais, a fim de preservá-los para as futuras gerações.
De acordo com a Arcadis (consultoria especializada), são nove aspectos básicos de habitabilidade para uma cidade prosperar em termos de qualidade de vida. Entre os aspectos, está uma cidade verde, inteligente, saudável e regenerativa. Do mesmo modo, são destacados três pilares essenciais para mensurar a sustentabilidade de uma cidade: aspectos sociais, ambientais e econômicos.
Cidades sustentáveis: Quais são as práticas adotadas?
Conforme visto, as cidades sustentáveis são caracterizadas pela adoção de políticas públicas que buscam a preservação do meio ambiente, além da qualidade de vida da população e do desenvolvimento econômico. Veja a seguir alguns exemplos de práticas adotadas em cidades sustentáveis:
Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) é um programa de sustentabilidade urbana que busca abranger aspectos sociais, ambientais, econômicos, políticos e culturais no planejamento municipal. O projeto é alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e funciona com o propósito de mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades do Brasil possam se desenvolver de forma totalmente sustentável. Com o intuito de alcançar esse propósito, o programa conta com o apoio dos cidadãos, governo, organizações sociais e de algumas empresas.
Algumas ferramentas são oferecidas pelo PCS: um conjunto de mais de 200 indicadores relacionados às mais diversas áreas da administração pública, um painel de monitoramento para o Plano de Metas e um software que possibilita a comparação de dados e informações entre cidades. Além disso, é oferecido um banco de boas práticas com cases de sucesso de políticas públicas no Brasil e no mundo; também é desenvolvido um programa interno, que visa à formação e capacitação de gestores públicos municipais.
No site do programa ainda são disponibilizados diversos conteúdos, guias, publicações, ferramentas e metodologias para a capacitação não apenas de gestores públicos, como também de cidadãos que queiram adotar novos hábitos e ações.
Cidades sustentáveis no Brasil
No Brasil, alguns centros urbanos já investem em políticas públicas voltadas para a sustentabilidade. Veja abaixo uma lista das cidades brasileiras que se encaixam no conceito de cidade sustentável:
A cidade mais sustentável do mundo
Ocupando o número um da lista de centros urbanos mais sustentáveis do mundo está a cidade mais populosa da Suíça, Zurique. A cidade é líder em aspectos ambientais, ocupa o quinto lugar na economia e o 27º no âmbito social.
Em Zurique, 32% dos deslocamentos são feitos em transportes públicos, e 42% a pé ou em bicicletas. Isso faz com que a cidade seja um exemplo de mobilidade urbana em toda a Europa. Como resultado do sistema de transporte público, que permite que a população vá a praticamente todos os lugares da cidade de ônibus ou metrô, apenas 26% da população da cidade se desloca utilizando carros ou motos.
Um fato interessante sobre Zurique é que em 1996 foi promulgado um decreto, conhecido como “Compromisso Histórico”, que deixou estabelecido um número limite de estacionamentos na cidade. Sendo assim, não é mais viável a construção de novos estacionamentos (apenas no caso de substituição de um já existente).
Além disso, a cidade conta com um sistema de controle de tráfego: por meio de 4.500 sensores, o número de automóveis circulando nas zonas centrais da cidade é monitorado. Quando esse número supera o limite estabelecido para tráfego sem congestionamento, os automóveis vindo das rodovias e das avenidas principais são impossibilitados de passar, até que o fluxo diminua.
Outras medidas sustentáveis foram a ampliação das redes de trem e ônibus, e a implementação, por parte das autoridades, de programas que incentivam o uso de bicicletas.
Viu como as práticas sustentáveis têm se tornado cada vez mais importantes em todos os lugares do mundo? Mesmo que a sua cidade ainda não seja uma Cidade Sustentável, comece você mesmo com algumas mudanças, como priorizar produtos com embalagens recicláveis, optar por fontes limpas e renováveis de energia, não jogar lixo no chão, utilizar menos carro ou moto, e mais algumas atitudes simples que podem fazer toda a diferença.
Fonte: SolarVolt