Matriz: (37) 3214-0769
Filial: Catanduva/SP (17) 3523-9221

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Por:Nattacha Resende
Equipamentos | Informações

18

set 2020

A manutenção de equipamentos é de extrema importância para garantir a confiabilidade e segurança dos produtos, pois aumenta a produtividade e melhora a qualidade, o que ajuda na redução dos custos e garante a segurança.

Manter o controle sobre quando deve ser realizada a manutenção faz parte de uma boa gestão.

 

A gestão da manutenção dos equipamentos é uma ferramenta de suma importância e consiste em regulamentar e supervisionar o funcionamento dos maquinários da empresa, a gestão eficiente consegue avaliar quais são as chances de acontecerem problemas e o que deve ser feito caso eles ocorram. Assim, nada é resolvido de forma impulsiva e a partir disso são elaborados planos de contenção de problemas.

 

Vamos ver alguns porque é importante fazer a gestão de manutenção de equipamentos:

 

  • Manutenção da eficiência da máquina produtiva

Eficiência é palavra de ordem nos dias atuais. É necessário que as empresas priorizem produzir o máximo possível, com agilidade e qualidade nos processos. E isso só é possível quando a gestão de manutenção está em dia.

O impacto pode ser sentido de diversas formas: desde a redução da eficiência das máquinas até a paralisação das atividades pela quebra ou por um defeito mais grave do equipamento.

Ao somar as diversas paradas e reduções na linha de produção no final do mês, o resultado pode ser desastroso: perdas consideráveis e atrasos na entrega para clientes intermediários ou finais.

 

  • Redução das perdas de equipamentos nos processos

Equipamentos que não estejam funcionando bem podem gerar perdas de insumos ao longo do tempo. Por exemplo, uma máquina que corta tecidos está com a lâmina responsável pelo procedimento sem afiação. Ao realizar o corte, há uma perda de precisão no processo, podendo danificar o tecido, a qualidade fica comprometida, o que pode fazer com que o material não possa ser utilizado ou reaproveitado.

 

  • Periodicidade na realização de manutenções preventivas

Uma gestão de manutenção eficiente gera uma periodicidade na realização de manutenções preventivas. Isso significa que os gestores definirão de quanto em quanto tempo serão feitas avaliações em cada aparelho e equipamento, os procedimentos inclusos nessas avaliações, o tipo de material utilizado e os responsáveis por todo o processo.

Esse tipo de cuidado é importante para que a linha produtiva se mantenha sempre ativa, sem pausas consideráveis que possam gerar prejuízos a longo prazo e atrasos na entrega. Assim, você consegue atender não só aos prazos, mas também às expectativas dos seus clientes com maior exatidão e qualidade, melhorando a imagem da empresa no mercado.

 

  • Automação para a área de manutenção

Bons gestores estão atentos às tendências do mercado, verificando formas de conseguir potencializar os trabalhos na área de manutenção. E isso envolve a escolha de softwares responsáveis por melhorar e automatizar as funções nessa área.

Isso é positivo, pois, além de agilizar os processos no ambiente empresarial, também evita falhas que podem ocorrer, como o esquecimento da realização de uma manutenção preventiva. O sistema alertará sobre o dia e a hora da manutenção.

 

Sendo assim, a boa gestão de manutenção de equipamentos ajuda a evitar problemas e a identificar possíveis problemas futuros para solucioná-los. Além disso, proporciona uma maior eficiência da máquina produtiva, auxilia no controle de custos, reduz a perda de materiais e garante a periodicidade das manutenções preventivas.

 

Podemos dizer que a gestão de manutenção é mais que desejável, é essencial para o pleno funcionamento da empresa. Portanto, é importante dedicar-se a sempre melhorar o controle e gestão desses processos para conseguir manter a cadeia produtiva eficiente, permitindo que a empresa cresça e se fortaleça no mercado.

 

 

Pensando na comodidade e segurança dos nossos clientes, a Inovação oferece serviço especializado de reparo e manutenção de equipamentos (coletores de dados, impressoras portáteis e smartphones), através de um sofisticado laboratório com técnicos altamente capacitados.

Nosso objetivo é garantir o menor impacto possível durante a parada dos seus equipamentos e para isto, trabalhamos com agilidade e rapidez no diagnóstico, manutenção e retorno dos mesmos.

 

A Inovação tem as melhores soluções integradas para o setor de utilities, conheça nossas soluções pelo site ou fale com um dos nossos executivos pelo e-mail ou pelo (37) 3214-0769.

 

 

 

 


Compartilhe: